Com a escassez hídrica presente no Agreste e no Sertão, a população dessas regiões aprendeu a aproveitar a água da chuva armazenando-a em cisternas, o que tem contribuído significativamente para as mudanças no cenário da Caatinga nordestina. Entretanto, nas cidades ainda percebemos um desperdício considerável de água. Poucos são os edifícios e/ou residências que fazem esse tipo de reaproveitamento, e mesmo que haja algumas iniciativas nesse sentido, quase sempre são em caráter experimental.
Todavia, a água de reuso agora é uma realidade, um exemplo vem de um grande shopping center em Recife, que acaba de ampliar sua ETE. Com a Estação de Tratamento de Esgoto, tecnologia da ACS Engenharia Ambiental, o shopping consegue tratar 20 milhões de litros de água por mês, destes, 500 mil litros são para reaproveitamento. Dessa forma, o shopping economiza R$ 50 mil por ano, que já são descontados do valor do condomínio.
A ETE do Shopping Recife foi instalada pela ACS Engenharia Ambiental em 2015 e vem melhorando gradativamente seu desempenho, pois os 500 mil litros de água de reuso são usados para irrigar os mais de 37 mil m² de área verde do shopping; e após a ampliação da ETE, o sistema passou a processar 27,2 mil litros/hora, consequentemente houve uma redução no uso da água da rede pública de esgoto da cidade, onde os serviços de saneamento atendem somente 30% do total de residências.
Essa Estação de Tratamento de Efluentes tem a capacidade para tratar 100% dos efluentes gerados em todo o shopping. Salienta-se que a ETE atende a todas às normas exigidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Fonte: OXERECIFE (2021).